Gramado é uma cidade do Estado do Rio Grande do Sul, localizado no sul do país. É lugar bucólico localizado a 104 km de Porto Alegre, de quem chega de Santa Maria do Herval pela BR-116, levando 1 hora e 53 minutos para completar a viagem.
Há outros 3 caminhos para se chegar a Gramado vindo de Porto Alegre, segue abaixo:
Gramado é considerada a Suíça do Brasil, é um dos principais destinos de toda população brasileira. Recentemente houve um crescente aumento de turistas nordestinos. Imaginem! Turistas do outro lado do país, com clima bem diferente visitando o sul do Brasil.
Gramado também é a cidade do natal luz, todo ano prefeitura com seus apoiadores e patrocinadores promove esse evento com diversas atrações natalinas. Cada uma mais bela e encantadora que a outra. A cidade toda, bem como canela fica toda enfeitada, nos transmitindo a sensação de estarmos no paraíso encantado.
As ruas de Gramado não possui semáforo e os motoristas da cidades respeitam a faixa de pedestre. As ruas são lindas com canteiros floridos e a arquitetura de toda cidade possui o estilo bávaro, as lojas procuram decorar as vitrines tornando a cidade mais atrativa.
Como Gramado foi colonizada por Italianos e Alemães, sua gastronomia é toda requintada com apelos europeus.
Na divisa de Gramado está a cidade de Canela. É bem interessante, pois única coisa que divide a cidade é uma placa. Quando chegamos a Canela, nem percebemos que é outra cidade, pois Gramado e Canela são praticamente a mesma cidade.
Dentre a rota cênica, Gramado é também conhecida com a Rota Romântica e colina gaúcha, porque a cidade está envolvida pela belas montanhas, vales e florestas de pinheiros.
Gramado faz parte do corredor turístico da região das Hortênsias, flor encontrada em qualquer lugar da cidade que também é o símbolo da cidade, esta é caracterizada pela ordem e beleza, que os moradores estão determinados a manter para os turistas que viajam à cidade a fim de desfrutar da tranquilidade do lugar.
A cidade de Gramado foi fundada por imigrantes alemães e italianos, por isso seus moradores são de pele branca e olhos azuis, eles estão muito ligados a suas tradições ancestrais, o que se observa em seus hábitos e pessoas muito religiosas. A aparência da cidade lembra-nos em algum lugar na Europa por sua arquitetura e paisagismo cuidado, o clima da cidade é agradável, mas no abrigo da noite é uma obrigação. Gramado tem o maior infra-estrutura turística do Brasil, tem dois centros de feiras, capacidade grande hotel e uma grande rede de restaurantes onde se pode desfrutar da cozinha extraordinária da cidade.
Gramado abriga o Festival de Gramado, um dos principais da América do Sul e festival de cinema mais importante evento. Também é conhecido por hortênsias floridas no final da primavera. Outro evento importante na cidade de Gramado é Natal Luz, quando está enfeitada com luzes e grinaldas feitas de material reciclado por moradores locais.
Vale do Quilombo preenchida com floresta araucária nativa é o lugar para o qual você pode fazer visitas guiadas, camping e caminhadas, Parque Knorr, o lugar onde o parque temático “Vila do Papai Noel”, o Parque tem réplicas mini de prédios famosos do mundo feitos com a Alemanha em miniatura , com seus castelos e histórias surpreendentes. O Parque do Caracol, onde você pode ver em toda a sua majestade a cascata de mesmo nome, é também o show de carro antigo, que é um dos mais visitados pontos turísticos, o viajante chega Gramado está impressionado com a quantidade de hortênsias crescem em toda parte e a limpeza da cidade que seus moradores cuidar com muito cuidado.
Se você aprecia comida, Gramado tem muitos restaurantes que oferecem comida típica do Brasil, bem como o alemão eo italiano, também é famosa pelos deliciosos chocolates que são feitos também há festas populares: o Festival de Inverno, o Festival de Cinema Brasileiro e da festa da colônia.
Está procurando um lugar tranquilo para passar as suas férias, Gramado é a cidade ideal.
Mais sobre Gramado
Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural.