O Parque do Panelão tem formação rochosa com quedas d’água formando um lago com saída subterrânea. É uma grande queda d’água e poderá apreciar de vários anglos
Como Chegar?
Saindo de Porto Alegre/RS pela BR 116, sempre em direção a Nova Petrópolis/RS, chegando na cidade rumo em direção à RS 235 no km 20, ou seja, caminho para Gramado e Canela, basta seguir que logo adiante tem placa indicativa do Panelão, daí segue por estrada de chão por 4 km. É bem declive e vai usar bem os freios do carro. Fica poucos quilômetros após o acesso ao Pinheiro Multissecular e à Queda d’água Johann Grings. Para quem vem de Gramado fica antes.
O acesso é bem sinalizado, ao menos no sentido entre Nova Petrópolis e Gramado. A estrada de terra que leva à cachoeira deve ter uns 4 km e encontra-se em pior estado, comparada à do Ninho das Águias e à do Pinheiro Multissecular. Veja o mapa.
Razões para Conhecer
O Panelão é uma cachoeira comprimida entre dois grandes paredões de mais de 10 metros de altura. Pode-se dizer que a cachoeira desemboca num pequeno cânion, pelo meno essa é a sensação de muitos que a visitam. O local é praticamente deserto, então, quem se identifica com lugares assim, vale a pena conhecer.
Dica
- As águas dos rios e cachoeiras são bem geladas e para aproveitar melhor o passeio, é melhor escolher a estação de verão.
- Evitei os pontos de maior risco.
- É possível acampar, já que tem alguns platôs para armar a barraca, mas procure visitar o local com grupos de pessoas ou amigos, pois o local é deserto.
Fotos
Fontes: Tribo da Trilha, Guascatur